× ENTRAR CADASTRE-SE

5 motivos para você usar drones na sua propriedade

Por CBC Agronegócios

27 de Julho de 2020

 

Começamos a ver drones nos céus desde a década de 80. O que antes era tido como um simples brinquedo, hoje se transformou em um instrumento de trabalho que tem revolucionado o campo. No entanto, ainda há agricultores que não se convenceram de sua utilidade.

Se você é um deles, continue a ler esse artigo no qual apontamos 5 motivos que o farão querer usar os drones na sua propriedade.

O que são drones?

A palavra “drone” em inglês, significa zangão, mas também é o nome dado a um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) ou Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP). O fato é que esse dispositivo aéreo passou a fazer parte do dia a dia de quem vive do agronegócio, em especial aqueles que praticam a agricultura de precisão.

Esses dispositivos são equipados com câmeras e sistemas tecnológicos que enviam imagens e informações colhidas nos voos para softwares que, por sua vez, os decodificam e geram dados que ajudam no melhor aproveitamento e na gestão da propriedade, facilitando tomadas de decisões.

Quem se utiliza dos drones garante que houve uma melhor performance de seu trabalho, uma vez que eles auxiliam em todas as etapas, da preparação do solo para o plantio à colheita, isso sem mencionar os benefícios na pecuária também.

5 motivos para você usar drones na sua propriedade

Vejamos como os drones podem ser ferramentas muito úteis na agricultura:

1. Realização de análises diversas

Conectados a um software, os drones enviam dados que servem para análise de solo e do campo, detecção de pragas, ervas daninhas, bem como no desenvolvimento do plantio, além das informações obtidas sobre a irrigação (excesso ou falta), o que contribui para melhor aproveitamento dos recursos hídricos da propriedade.

2. Auxílio no monitoramento de áreas

Quando os drones sobrevoam a plantação, conseguem dar uma visão exata do seu desenvolvimento por meio das imagens captadas. Aliás, tais imagens apontam com precisão zonas de desmatamento, degradadas e ainda com possíveis focos de incêndio, mitigando problemas futuros.

3. Ferramenta para pulverização

Alguns drones possuem dispositivos que carregam as substâncias a serem pulverizadas na lavoura, garantindo maior uniformidade e economia na aplicação de herbicidas, pesticidas, fertilizantes e água.

4. Executar mapeamentos e verificar a segurança

Prospectar as melhores áreas para plantar, realizar medições e fazer a vigilância da propriedade, por exemplo, também estão dentro das aplicabilidades dos drones.

5. Efetuar o monitoramento da pecuária

Realizar a contagem do rebanho, assim como localizar animais que porventura se perderam são ações amplamente facilitadas com os VANTs, uma vez que o fornecimento de dados é em tempo real.

Vale a pena investir em drones?

Nota-se apenas com esses 5 pontos, que a coleta de dados e sua posterior análise eleva o rendimento da plantação, otimiza o trabalho no campo e colabora no manejo dos animais, além de reduzir custos de produção, o que se traduz em aumento nos lucros.

Como se não bastasse, vimos que é possível identificar e corrigir problemas, realizando trabalhos de caráter preventivo, evitando-se, assim, gastos desnecessários.

Se vale a pena investir em drones? Se você deseja aumentar sua produtividade com menos custos, certamente esse é um ótimo investimento, independentemente do tamanho de sua propriedade.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.