× ENTRAR CADASTRE-SE

A nova geração no comando do Agro

Por CBC Agronegócios

28 de Setembro de 2020

 

A migração de jovens do campo para a cidade já foi motivo de grande preocupação há alguns anos. Buscando melhores condições de vida e de trabalho, filhos de produtores rurais se mudavam para grandes centros urbanos deixando as propriedades de seus pais e frustrando as expectativas que eles tinham de que seus herdeiros continuassem o negócio.

Hoje, o panorama está se revertendo. Os jovens não apenas estão voltando, como servindo de inspiração para que outros permaneçam e lutem por aquilo que teve início em gerações passadas. O que mudou? É o que você descobrirá em nosso artigo.

A cidade como solução

Para quem nasceu em uma propriedade rural, conviver com “assuntos da roça” é algo comum desde a mais tenra idade. Trabalho árduo, acordar cedo, depender de condições climáticas favoráveis, semear, produzir, vender, sobreviver.

Diante dessa realidade e da falta de perspectivas, muitas pessoas foram embora, mas encontraram um cenário igualmente desafiador, e em alguns casos, a cidade não foi capaz de absorver toda essa juventude.

Paralelamente a isso, o campo foi se modernizando, a conjuntura socioeconômica se transformando, e o Agro passou a ser a força motriz do país, fazendo com que os centros urbanos passassem a ser vistos como polos de aprendizagem e capacitação, e não mais apenas como um lugar de refúgio.

Um mundo de oportunidades

Cheios de boas ideias, inovação e dinamismo, os jovens têm retornado às suas propriedades rurais com o objetivo de modernizar tanto a gestão quanto a produção rural, seja na agricultura, seja na pecuária.

Aliás, a procura por especialização nessas áreas é tanta, que diversas universidades criaram cursos voltados especificamente para o Agro, além de continuarem a ampliar o número de vagas oferecidas a cada dia.

Dessa forma, mais e mais filhos de produtores passaram a enxergar grandes oportunidades no meio rural, o que os motivou a se estabelecerem no campo e implementarem aquilo que aprenderam nas cadeiras das faculdades e nos laboratórios Brasil afora.

Essa foi uma maneira inteligente que muitos encontraram para conciliar qualidade de vida, realização profissional e ainda dar continuidade àquilo que, em geral, demandou grande investimento de tempo, finanças e recursos diversos por parte de seus pais.

Admirável campo novo

É óbvio que ganhar a confiança de quem sempre fez “do seu jeito” e querer implementar novos métodos pode gerar algum conflito entre pais e filhos.

No entanto, é exatamente aí que está a beleza e a força de um trabalho multigeracional. Une-se a experiência de quem entende do assunto com a capacidade inovadora e a garra de quem está começando.

Em tempos de evergreen learning, aprender um com o outro só traz benefícios para ambos. Ademais, sempre é tempo para aprender e sempre há tempo de aprender. Basta olharem na mesma direção.

O que se consegue? Vejamos:

  • Máquinas modernas;
  • Genética melhorada;
  • Softwares de última geração;
  • Gestão eficiente de recursos;
  • Técnicas inovadoras de produção;
  • Otimização e digitalização de processos;
  • Maior produtividade e, consequentemente, lucro.

Esses são exemplos de como a especialização é de suma importância para dar continuidade à necessária transformação no campo já iniciada pela Agro 4.

Dizem que o maior bem que uma geração pode deixar para a outra é a Educação. Assim, indo um pouco mais longe, apesar de estarmos falando aqui em especialização, é primordial termos um olhar atento já a partir do Ensino Fundamental, com investimentos significativos e mudanças pontuais nos currículos escolares.

Fazer o valor do Agro ser (re)conhecido da infância à especialização e por meio da Educação, é deixar sempre uma herança bendita, garantindo, ao mesmo tempo, que continuemos nos admirando com tudo o que campo ainda tem a nos proporcionar.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.