× ENTRAR CADASTRE-SE

O que é agricultura de precisão?

Por CBC Agronegócios

13 de Julho de 2020

 

Produtividade. Eficiência. Competitividade. Lucro. Todo negócio, independentemente do seu porte, preocupa-se em atingir seus objetivos e, para tanto, busca alternativas e meios que maximizem seus resultados. É aí que entra a agricultura de precisão no agronegócio.

 Um caminho sem volta

Em constante evolução, a tecnologia sempre surge com uma nova ferramenta capaz de incrementar atividades tradicionais e corriqueiras, trazendo-lhes mais assertividade.

Assim, podemos definir a agricultura de precisão (AP) como um conjunto de sistemas tecnológicos que auxiliam na administração agrícola da propriedade por meio de informações colhidas no campo.

Todos os dados são captados por sensores estrategicamente colocados em determinados lugares da propriedade, assim como em equipamentos capazes de realizar a coleta de informações. Pode-se utilizar também câmeras, barras de luzes, GPS, pulverizadores e drones.

Obviamente essas informações devem passar por uma análise técnica direcionando as atividades e causando interferências pontuais no dia a dia do produtor. O resultado? Maior qualidade e lucro!

Agricultura de precisão na prática

Empregar a alta tecnologia no campo já é uma realidade para boa parte dos produtores brasileiros que descobriram essa grande aliada, uma vez que por meio dela é possível:

  • Determinar as características específicas do solo, sejam químicas ou físicas, por exemplo;
  • Detectar doenças e pragas, bem como ervas daninhas que podem surgir na plantação,
  • Controlar o uso de defensivos agrícolas, fertilizantes e adubos, gerando mais economia;
  • Monitorar em tempo real toda a lavoura, mesmo não estando “in loco”;
  • Acompanhar o desempenho de máquinas e equipamentos;
  • Propiciar a criação diversos mapas das zonas de manejo para diferentes aplicabilidades, inclusive para irrigação e plantio;
  • Obter as propriedades exatas das plantas produzidas;
  • Corrigir problemas em menor tempo;
  • Capacitar e treinar pessoal, tornando-os aptos para o trabalho com a agricultura de precisão.

Esses são alguns dos muitos exemplos de como a tecnologia pode contribuir com a minimização de custos e aumento da produtividade.

Do início ao fim

A agricultura de precisão pode ser utilizada desde a preparação do solo, passando pelo plantio, por todo o período de desenvolvimento da cultura, até a colheita e comercialização dos produtos obtidos.

Assim, é fácil entender o porquê a agricultura de precisão viabiliza uma gestão e planejamento estratégico de modo mais satisfatório, facilitando a tomada de decisões.

Com certeza há um custo envolvido para adequação de máquinas e no treinamento de pessoal capacitado para manejá-las, sem mencionar a contratação ou formação de alguém que faça a correta interpretação dos dados, fator de suma importância para o sucesso da agricultura de precisão.

No entanto, é fato que o investimento se paga a médio prazo, já que desperdícios são evitados, gerando economia financeira e de recursos, maximizando-se os lucros.

Ainda podemos citar a automatização de diversas atividades e o ganho com práticas mais sustentáveis, o que também influenciará positivamente a própria melhoria da imagem do seu negócio perante o mercado e seu público consumidor.

Quanto à compra e venda de produtos e serviços no Agro, ambos podem ser feitos valendo-se de plataformas de comercialização, a exemplo daquela disponibilizada pela CBC, oferecendo mais segurança nos contratos e dinamismo nas relações.

Por todos esses motivos, a agricultura de precisão confere mais qualidade e eficiência ao trabalho no campo, do início ao fim.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.