× ENTRAR CADASTRE-SE

Agricultura 4.0 e Conectividade

Por CBC Agronegócios

24 de Abril de 2020

 

Negócios dos mais diferentes segmentos têm se beneficiado das novidades tecnológicas que não param de chegar ao mercado. Obviamente, um setor tão relevante como o agronegócio jamais seria excluído desse contingente de empresas, o que o levou à chamada Agricultura 4.0.

Seja na plantação em si, com modernos equipamentos ou mesmo na gestão, a transformação digital se faz cada vez mais presente no campo, tornando-se imprescindível para quem deseja aumentar a produtividade e, consequentemente, sua lucratividade.

Agricultura 4.0 – o que é?

A digitalização da agricultura chegou ao campo e a tendência é que sua presença aumente ainda mais, principalmente em um mundo tão conectado e moderno em que vivemos.

Em resumo, a Agricultura 4.0 é um conjunto de tecnologias de ponta que visa a otimização de toda a cadeia produtiva agrícola, do preparo do solo e plantio à colheita e logística de armazenamento e entrega.

Monitoramento, coleta e análise de dados por intermédio de equipamentos digitais viabilizam tomadas de decisões mais assertivas, fazendo com que essas deixem de ser puramente intuitivas e passem a ter uma base sólida e, não raras vezes, científica.

Um exemplo desse último fator são trabalhos de pesquisa que colaboram no desenvolvimento de grãos de qualidade superior, resistente a pragas ou ainda estudos que permitem a análise de nutrientes, assim como a acidez do solo, a fim de prepará-lo adequadamente para uma cultura específica.

Além disso, a Agricultura 4.0 consiste no uso de Inteligência Artificial (AI), Big Data e da Internet das Coisas (IoT). Desse modo, máquinas automatizadas, drones e softwares acoplados a equipamentos são algumas das ferramentas usadas pelos agricultores que têm investido na modernização.

Conectividade no Agronegócio

Devido a toda essa tecnologia de última geração, conectividade tem sido uma das palavras mais importantes dentre as muitas usadas na Agricultura 4.0.

Isso se deve ao fato de que o monitoramento em tempo real permite que os gestores saibam de imediato o que se passa em toda sua área de produção, ainda que não esteja presente no local, alterando o que for preciso na hora.

Tais interferências pontuais podem fazer toda a diferença, uma vez que são capazes de gerar um ganho maior em eficiência e competitividade no mercado.

Mesmo pequenos produtores podem se beneficiar de uma conectividade mais efetiva, pois há inúmeros aplicativos para baixar em seus smartphones, tablets e computadores, com o intuito de ter uma agricultura mais sustentável e rentável.

No entanto, a conectividade tem sido exatamente o grande desafio da Agricultura 4.0. Várias empresas de telecomunicação têm se proposto a encontrar soluções para que haja comunicação efetiva entre os equipamentos.

Conectados, consegue-se uma boa transmissão de dados advindos de sensores e desses equipamentos, sincronizando-os, de modo que diversos trabalhos sejam automatizados, o que também minimiza os custos. Mas as coisas não são tão simples assim.

Ainda há uma grande demanda por infraestrutura que suporte tantos aparelhos conectados. A boa notícia é que o tema é uma das prioridades do Ministério da Agricultura para 2020, principalmente com a necessidade mundial de grãos.

Mais que uma simples tendência, a digitalização no campo tem se tornado imprescindível para um setor cada vez mais competitivo. Dessa forma, é de suma importância investir na modernização de equipamentos, na capacitação da mão de obra, como também participar de formas alternativas de vendas, a exemplo de plataformas de negociação específicas para o agronegócio.

Sim. A Agricultura 4.0 já é uma realidade e uma verdadeira revolução, por isso, você não deve ficar de fora.

 

 

Fontes:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/camara-do-agro-4-0-apresenta-as-principais-demandas-para-ampliar-o-uso-de-novas-tecnologias-no-campo
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/centrais-de-conteudo/audios/momento-agro/ministra-destaca-inclusao-no-campo-sustentabilidade-e-conectividade-na-area-rural-como-perspectiva-para-2019
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/@@search?SearchableText=conectividade+no+campo

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.