× ENTRAR CADASTRE-SE

Agronegócio Brasileiro: deu certo, apesar de tudo

Por CBC Agronegócios

06 de Julho de 2020

 

As gerações mais antigas cresceram ouvindo a todo instante que o Brasil era o país do futuro, em virtude de sua grandeza, fosse ela territorial ou mesmo devido ao seu capital humano, seu potencial em si. O que se dizia é que em breve seríamos aquele país do qual poderíamos dizer que deu certo.

É bem verdade que nossa História é cheia de percalços econômicos e políticos, sem mencionar os problemas na segurança e Educação, apenas para exemplificar alguns. Sim. Nem tudo deu certo exatamente da maneira como prevíamos ou queríamos, mas é inegável de que o setor agrícola se sobressaiu em comparação aos demais.

Essa afirmação de modo algum pretende esconder ou amenizar os desafios enfrentados pelo agro no país, como as condições climáticas e ainda certas políticas econômicas que, muitas vezes, terminam por gerar mais entraves onde os caminhos até pareciam mais livres.

Além disso, é possível também citar o fato de ter de lidar com doenças nas plantações, nas criações pecuaristas e pandemias que forçam mudanças de estratégias inesperadamente.

Contudo, mesmo diante de um cenário complicado como o atual, por conta desses problemas e até da COVID-19, talvez fosse a hora de começar a olhar um pouco mais além, mantendo nossos olhos também naquilo que nos dá esperança.

Olhar para o céu na esperança de que a chuva fará brotar a semente plantada, aguardar com ansiedade o nascimento de mais animais no pasto, observar o campo desejando que aquela safra seja muito maior do que se espera.

Isso não é romantismo barato, é o dia a dia de quem depende (e muito!) de fatores externos para seguir em frente, mantendo o foco naquilo que ainda é invisível. Seria essa definição de fé? Mas alguém já disse que “a fé sem obras é morta”. Por isso, há de continuar com a mão no arado, apesar de tudo.

O reconhecimento do esforço e do trabalho de homens e mulheres do campo que aceitaram se desvencilhar de burocracias mil e que decidiram manter a chama acesa apesar de tudo, hoje se traduz em manchetes que dizem algo como:

  • Recorde de exportação de carne;
  • Abertura de novos mercados em meio à pandemia;
  • Embrapa é referência em pesquisas do agronegócio;
  • Crescimento do PIB é impulsionado pelo Agro.

Poderíamos enumerar diversas manchetes semelhantes a essas, o que prova que o Brasil tem plenas condições de suprir as demandas nessa fase triste da História mundial, ampliando seu leque de oportunidades comerciais.

O mundo tem pressa e tem fome. Nosso país tem alimento e potencial. Assim, podemos dizer que aquele Brasil do futuro, se já não chegou, está muito próximo de se tornar uma realidade, pelo menos no agro.

Dessa forma, vale a pena continuarmos a trabalhar e a torcer para que as futuras gerações se inspirem, a fim de fazer com que o Brasil seja aquela nação que deu certo apesar de tudo, e que, para isso, o agronegócio teve e sempre terá um papel de suma importância. Afinal, alguém também já disse: “eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.