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Como decidir qual a melhor forma de vender sua safra?

Comparamos os quatro principais tipos de comercialização do agro para você

O agronegócio opera com diferentes formas de comercialização de produtos. Para cada tipo de produtor e empresário do setor, há um comércio pensado exatamente para sua necessidade, que agrega valor de mercado e mantém os negócios competitivos e lucrativos. Para ajudar o produtor rural na hora de vender sua produção, a CBC Agronegócios comparou as vantagens e desvantagens da venda no barter, na cooperativa, na corretora e na venda online.

Confira o que cada segmento de comercialização do agronegócio pode oferecer a você, quais as vantagens e desvantagens e o melhor custo-benefício.

 

BARTER

Do inglês barter significa “troca”. No agronegócio, o barter é a modalidade em que o produtor paga pelos insumos – sementes, fertilizantes, agroquímicos – com a entrega do grão após a colheita. É como uma forma de empréstimo em espécie, a empresa “empresta” o que é necessário para o plantio e recebe de volta em forma de sacas de soja, milho, algodão, etc..

Neste sistema, o produtor adquire todos as sementes e insumos que precisa para plantio, sem pagar nada à vista. Ele assina um contrato com o fornecedor, pelo qual se compromete a entregar parte de sua próxima colheita por meio de um documento chamado Cédula de Produto Rural, ou CPR. Assim, é possível plantar mesmo sem ter todo o recurso necessário para comprar os insumos.

O número de sacas a serem entregues é acertado antecipadamente, estimando quantas serão necessárias para cobrir os custos dos insumos e os juros do empréstimo.

Vantagens:

  • Garantia de preço mínimo na venda
  • Economia com armazenagem

Desvantagens:

  • A operação adota altas taxas de juros, podendo chegar a 30%
  • Se o mercado oscilar positivamente, não há ganhos para o produtor

 

COOPERATIVA

Uma cooperativa agrícola nasce da associação voluntária de produtores rurais com os mesmos interesses e que buscam vantagens comuns em suas atividades agroeconômicas. Responsável por quase 50% do PIB agrícola no Brasil, as cooperativas de produtores são importantes canais de distribuição de agroquímicos, fertilizantes e sementes.

Este tipo de comercialização possibilita ao produtor desenvolver um modelo de negócios integrado. Juntos, na cooperativa, é mais fácil e barato acessar inovações tecnológicas. Também há possibilidade de compras coletivas, que ajudam a obter melhores preços dos fornecedores. Por fim, reduz-se custos operacionais com o compartilhamento da assistência técnica e de equipamentos. No Brasil, o custo de uma cooperativa, no que tange a carga tributária e trabalhista, 35% menor se comparada a uma empresa mercantil.

Vantagens:

  • Maior poder de barganha na compra de sementes, equipamentos e insumos
  • Acesso a mercados que exigem maior volume de produtos

Desvantagens:

  • Cobrança de taxas administrativas por serviços como armazenagem e beneficiamento
  • Menos liberdade para escolher compradores e fornecedores

 

TRADINGS E CORRETORAS

As tradings e corretoras são empresas que têm o papel de intermediar negociação entre produtores e compradores nacionais e internacionais. Normalmente, é através delas que o produtor negocia vendas ao exterior. Elas facilitam a negociação entre produtor e comprador, buscando alternativas que contemplem os interesses de ambos os lados.

As corretoras também são o principal caminho para quem quer vender no mercado futuro ou no mercado de opção. Para isto, o produtor deve procurar uma corretora cadastrada na bolsa de valores. Um bom corretor de grãos entende bem de oscilações da Bolsa de Chicago e BMF & Bovespa e negocia com vários compradores e fornecedores, tendo os ganhos da intermediação em comissões.

Vantagens:

  • Acesso facilitado ao mercado de exportação
  • Otimização de tempo, a empresa faz todo o processo para o produtor

Desvantagens:

  • Redução da rentabilidade, as empresas cobram uma percentagem sobre a venda
  • Volume de produto negociado geralmente é grande

 

MARKET PLACE ONLINE

Com o crescimento da internet no interior do país, o agronegócio passou a contar com ferramentas digitais para auxiliar o produtor na comercialização. Existem diversos sites de classificados de produtos do agronegócio, além de grupos de WhastApp e Facebook para compra e venda direta de produtos agropecuários.

Na internet, a CBC Agronegócios é o maior site de compra e venda do agro. Na plataforma, construída com a mesma tecnologia utilizada em bancos, o produtor rural não só vê as ofertas – como acontece nos sites de classificados – mas realiza toda a negociação online.

Vantagens:

  • Acesso a uma ampla rede de contatos
  • Não há volume mínimo de produtos para fazer negócio
  • Não paga comissão sobre a venda.

Desvantagens:

  • Necessita de um computador conectado à internet.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

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