× ENTRAR CADASTRE-SE

Preço ao produtor de melão amarelo se desvaloriza

Cotações da melancia, no entanto, subiram em maio

As chuvas intensas no Nordeste prejudicam a qualidade do melão amarelo, que teve queda de preços nas últimas semanas. Mas as variedades mais nobres da fruta – cantaloupe e gália – que estão com estoques mais reduzidos, tiveram alta. O mesmo acontece com a melancia, cuja colheita começa a intensificar somente nas próximas semanas.

A comercialização restrita pressionou as cotações do melão amarelo entre a última semana de abril e a primeira semana de maio, conforme dados do Hortifruti/Cepea. Além disso, a qualidade inferior da fruta também prejudicou as vendas. A qualidade do produto foi afetada pelas recentes e constantes chuvas, principalmente do Rio Grande do Norte e no Ceará. Isto está fazendo com que os atacadistas optem por trabalhar com produtos do Vale do São Francisco.

Enquanto o melão amarelo tipo 6 e 7 foi vendido à média de R$ 25,20 a caixa de 13 kg na Ceagesp, as variedades nobres se valorizaram no mesmo período, devido à oferta limitada. As cotações do cantaloupe e do gália subiram 12% e 7%, respectivamente, conforme dados do Hortifruti/Cepea.

Já as cotações da melancia graúda, acima de 12 kg, subiram 13,8% nas duas últimas semanas, com média de R$ 1,16/kg entre 30 de abril e 4 de maio, de acordo com os preços medidos pelo  Hortifruti/Cepea em Uruana (GO).

A alta é resultado da pequena disponibilidade da fruta e da finalização da safrinha no interior de São Paulo, além da firme demanda. A expectativa é de oferta ainda baixa, até que a colheita comece a intensificar até o final de maio.

Alternativa ao produtor

Para o produtor que quer driblar as pressões do mercado, a comercialização online da produção é uma alternativa. Através da plataforma de compra e venda de produtos do agro da CBC Agronegócios, é possível vender diretamente a atacadistas e outros compradores, reduzindo custos de negociação com intermediários. O cadastro é gratuito, simples e rápido.

Além de vender diretamente a produção de melão e melancia, o fruticultor pode negociar diretamente com fornecedores de sementes e insumos, o que também ajuda a equilibrar a balança em momentos de pressão de baixa nos preços.

Na plataforma de comercialização online da CBC Agronegócios é possível negociar todos os tipos de produtos orgânicos. O marketplace da CBC Agronegócios é uma ótima opção para produtores e compradores ampliarem sua rede de contatos e ampliarem só negócios no mercado que mais cresce no agro.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.