× ENTRAR CADASTRE-SE

Desenvolvimento tecnológico no Agro

Por CBC Agronegócios

15 de Maio de 2020

 

O avanço da tecnologia transforma rapidamente a maneira como vivemos, trabalhamos e consumimos. No entanto, a extraordinária capacidade de adaptação do ser humano diante de constantes transições é inegável. O ano é 2020 e o mundo mudou. O campo, também.

Como o desenvolvimento tecnológico tem contribuído com o setor? Qual será o papel da tecnologia para os próximos anos?

Agro: A Importância do Desenvolvimento Tecnológico

A inserção de tecnologia no agronegócio já é, sem dúvida, uma realidade. E contar com ela nunca fez tanto sentido. Mesmo em meio a tantos desafios ainda desconhecidos (dado o atual cenário econômico mundial), há uma grande confiança e expectativa no setor.

É notório o interesse que o agro tem despertado em jovens empreendedores no Brasil. De acordo com estudo publicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o número de Agtechs (startups especializadas em soluções para o agro) em território nacional chega a 1.125. 90% e estão nas regiões Sudeste e Sul do país.

Com a modernização de máquinas e equipamentos, é possível evidenciar os benefícios desde os processos produtivos até efetivamente a venda dos produtos, dentre eles:

  • Melhoramento genético das plantas;
  • Controle e monitoramento da lavoura em tempo real;
  • Correção de erros durante o processo produtivo;
  • Diminuição de perdas;
  • Redução de custos e maior rentabilidade para o produtor.

Certamente, as vantagens vão muito além dessas, uma vez que a inteligência artificial, a automação, as plataformas digitais e outras soluções abrem um caminho sem volta para o setor.

Tendências para o Agronegócio

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) estima-se que a população mundial chegará a 10 bilhões em 2050 e, para continuar garantindo a segurança alimentar da humanidade, e ainda, considerando a quantidade de terras disponíveis para o cultivo, a tecnologia será, de fato, a principal aliada do setor nos próximos anos.

Diante de tais perspectivas, o avanço tecnológico no agronegócio será iminente. Confira algumas tendências já presentes no dia a dia dos produtores e que estão impactando os campos de forma eficiente:

  • Agritechs: mencionadas anteriormente, são empresas que utilizam tecnologia digital para solucionar o desafio de produzir cada vez mais, reduzindo custos e de forma sustentável;
  • Drones: entre as muitas formas de uso, estão a captação de imagens aéreas da lavoura e a contagem de rebanhos, constituindo-se em peças versáteis e fundamentais;
  • Sensores: são utilizados no monitoramento do solo e da plantação. Também realizam comandos de forma automática;
  • Sistemas e aplicativos de gestão: auxiliam o produtor no gerenciamento do negócio, facilitam a organização de tarefas e colaboram no controle do custo de produção;
  • Plataformas digitais de negociação: espaços virtuais utilizados para comercialização de produtos agrícolas. As plataformas reúnem diversas ofertas e o consumidor negocia diretamente com o produtor. É importante destacar que esse modelo de vendas teve um expressivo aumento recentemente, devido a pandemia de Covid-19. Há aplicativos disponíveis e sem custo para se cadastrar, como o CBC Agronegócios.

É fato que o agronegócio é o grande motor da economia brasileira; mais de 20% da riqueza do país é proveniente do setor. Também é verdade que o Brasil é reconhecido mundialmente como protagonista na produção de alimentos.

Dessa forma, aliar-se à tecnologia se mostra cada vez mais imprescindível para suprir a humanidade no futuro.

É necessário explorar novas rotas, estar atento ao comportamento do mercado e reconhecer a tecnologia no setor como algo positivo e essencial, pois com certeza seremos impactados radicalmente por seu avanço.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.