× ENTRAR CADASTRE-SE

Do arado ao drone: conheça as profissões do Agro

Por CBC Agronegócios

14 de Setembro de 2020

 

Há alguns anos, ter experiência no campo e saber trabalhar bem a terra já era o suficiente para ser bem sucedido.  Hoje, com tantos recursos tecnológicos e com a globalização, as profissões no agronegócio se multiplicaram, demandando bem mais do que empirismo.

Conheça os novos profissionais requeridos pelo Agro e como eles estão transformando o dia a dia de fazendas e pequenos produtores rurais. Vamos começar?

Do arado ao drone

Terra. Arado. Enxada. A vida do produtor agrícola nunca foi fácil. Mas a mecanização começou a mudar – e muito! –  o trabalho no campo. Mesmo assim, ainda era bastante comum percebermos um verdadeiro êxodo rural de jovens em busca de oportunidades nos grandes centros urbanos, na esperança de mudar sua realidade e de suas famílias.

Atualmente, momento em que a comercialização de produtos tem alcance internacional, novas habilidades e atividades passaram a fazer parte do cotidiano de fazendas inteiras, transformando-as em verdadeiras empresas.

Assim, muitos filhos de agricultores que antes desejavam sair de suas propriedades, passaram a enxergar nelas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Além disso, sentiu-se a necessidade de contratação de mão de obra mais técnica em função das demandas impostas pelo mercado.

Se antes o olhar do agricultor era do que se podia dispor, nos dias de hoje já temos drones que são usados no agronegócio para monitoramento em tempo real de propriedades inteiras, sem mencionar que esses dispositivos estão interligados a softwares de alta tecnologia, capazes de mensurar o desempenho das culturas ali produzidas. E esse é só um exemplo.

Profissões e o Agronegócio

À medida que o Agro se expande, novos atores entram em cena para otimizar processos produtivos e trazer inovação, exigindo conhecimento cada vez mais técnico. Vejamos algumas das profissões que têm participado dessa revolução no modo de trabalhar no campo:

  • Engenheiro agrônomo – É o responsável pelo correto manejo do solo, planejamento da safra, como também seu armazenamento, controle de pragas etc.;
  • Médico veterinário – Trata de doenças e orienta as ações necessárias para o bem-estar animal, garantindo, assim, um produto de qualidade superior;
  • Engenheiro de software – Máquinas e equipamentos utilizados na agricultura de precisão muitas vezes têm de ser adequados à realidade daquela lavoura específica, da mesma forma que o controle de ambiente e dosagem de ração animal, por exemplo;
  • Biólogo geneticista – Desenvolver sementes mais resistentes a pragas e trazer melhoria genética de plantas e animais são algumas das atividades desse profissional e que estão diretamente relacionadas a produtividade no meio rural;
  • Gerentes Comercial e de Logística – Amplia o leque de produtos comercializados, busca melhores estratégias de vendas e ainda se responsabiliza pelo escoamento da produção usando os mais diversos modais disponíveis;
  • Administrador – Faz a gestão de todos os departamentos (financeiro RH comercial contas a pagar e a receber etc.) de maneira que o negócio se mantenha saudável e competitivo. Afinal, o agro é, de fato, um negócio e, como tal, tem de ser lucrativo.

Como se vê, o Agronegócio não pode mais ser pensado com os moldes do passado. É imprescindível se adaptar a essa nova realidade, a fim de não perder oportunidades de mercado.

Essas e outras profissões estão aí para implementar todas as melhorias que a transformação digital e as descobertas científicas têm proporcionado. Vale a pena reavaliar seu time e investir em sua atualização. Você só tem a ganhar.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.