× ENTRAR CADASTRE-SE

Eleições 2020 e o Agronegócio

Por CBC Agronegócios

25 de Novembro de 2020

 

Novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores logo assumirão os cargos de gestão dos municípios para os próximos 4 anos. Qual o impacto das eleições de 2020 sobre o Agronegócio? Quais seus desafios? O que esperar?

Municípios e a economia local

Atualmente, no Brasil há 5.570 municípios. Contudo, apenas 41 têm especial relevância e interferência direta para a vida econômica do nosso país. Mesmo assim, entender a importância do agronegócio para o desenvolvimento local e nacional é fator primordial que os novos gestores eleitos têm de considerar ao tomar posse no início de 2021.

Vejamos 4 aspectos do dia a dia do Agro que deverão ser contemplados pelos candidatos vencedores no último pleito.

1 – Logística

Ter um olhar especial para com a logística, tanto para escoar a produção de hortaliças, grãos e animais para comercialização é tão importante quanto a entrega de insumos para que esses negócios tenham condições de se desenvolver cada vez mais.

Dessa forma, os novos prefeitos devem melhorar a condição das estradas por onde passam inúmeros caminhões diariamente, sem mencionar o início ou continuação de obras de infraestrutura que visem a integração de diferentes modais, a fim de que essa movimentação de cargas seja otimizada.

2 – Educação

Evitar o êxodo rural, mantendo filhos de trabalhadores rurais no campo é uma tarefa de casa que precisa ser estimulada desde a mais tenra idade, já a partir da Educação Infantil, já que essa está a cargo dos municípios.

Vale, aqui, a introdução de componentes curriculares e projetos educacionais que despertem a curiosidade e o interesse das crianças pela cultura e atividades locais.

Além do mais, há de se levar em conta a contribuição inestimável que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem a oferecer nessa caminhada, para que tal objetivo seja atingido, oferecendo cursos de valor significativo para os jovens se fixarem na terra onde nasceram.

3 – Agricultura Familiar

Identificar as reais dores das famílias que vivem do campo, auxiliando na escolha das melhores cultivares a serem produzidas, de acordo com as características de sua propriedade, por exemplo, propiciará uma agricultura familiar mais forte.

Outro ponto é facilitar o acesso ao crédito rural e orientar os produtores na aplicação desses recursos de modo a tornar sua atividade mais lucrativa.

4 – Conectividade

Máquinas e equipamentos modernos com AI (Inteligência Artificial) estão cada vez mais presentes no dia a dia do Agro, requerendo velocidade e ampliação das áreas de cobertura de internet.

O uso de alta tecnologia permitirá melhor gestão da atividade agropecuária e, consequentemente, maior capacidade produtiva e lucro, cabendo ao Poder Público ações que proporcionem o crescimento das redes de comunicação.

O Agro que queremos

Os novos gestores municipais serão responsáveis por assegurar que um agronegócio robusto saia de uma vez do papel e tenha a atenção que merece, por ser reconhecidamente protagonista de resultados positivos (até mesmo durante a pandemia), contribuindo, assim, com o desenvolvimento das cidades e, consequentemente, do Brasil.

Por esse motivo, a escolha de assessores capacitados e de fato comprometidos com o Agro será imprescindível para que medidas sejam implementadas nesse sentido.

Assim, é preciso manter-se próximo aos vereadores, chefes de gabinetes e demais envolvidos na administração pública do município cujo intuito é o de sugerir e acompanhar a aprovação de leis que garantam o crescimento do setor.

Um segundo turno ainda será disputado em 51 municípios. Torçamos para que sejam eleitos aqueles gestores municipais que favoreçam o fortalecimento do Agro que queremos.

Através da CBC Agronegócios você pode se conectar com milhares de empresas para comprar ou vender seus insumos agrícolas. Basta se cadastrar, colocar sua oferta ou negociar com outras partes. Clique aqui para se cadastrar

Já é cadastrado, crie seu hábito produtivo. Insira indicações e acompanhe mercado.